Pense nisso...

“Ensinar é dar condições ao aluno para que ele se aproprie do conhecimento historicamente construído e se insira nessa construção como produtor de conhecimento. Ensinar é ensinar a ler para que o aluno se torne capaz dessa apropriação, pois o conhecimento acumulado está escrito em livros, revistas, jornais, relatórios, arquivos. Ensinar é ensinar a escrever porque a reflexão sobre a produção de conhecimento se expressa por escrito.”

GUEDES, PAULO COIMBRA,; SOUZA, JANE MARI de. Leitura e escrita são tarefas da escola e não só do professor de português. In: Ler e escrever: compromisso de todas as áreas. 9 ed. Porto Alegre, RS: Editora da UFRGS, 2011.

domingo, 2 de junho de 2013

Apresentação


Bem-vindo ao “Admirável Escola Nova”, um blog destinado à discussão e trocas de experiências de leitura e escrita em ambiente digital.
Como alunas da 1ª. edição do curso Melhor Gestão, Melhor Ensino, uma ação de formação continuada aos professores dos anos finais de Língua Portuguesa e Matemática, fomos orientadas a criar este blog com o objetivo de diversificar os recursos da sala de aula, participar de forma mais efetiva das práticas de leitura e escrita atuais, ampliar os estímulos que despertam o senso crítico e contribuir para a efetiva formação cidadã do público estudantil.
Logo no início de nossa formação tomamos consciência das práticas atuais que envolvem leitura e escrita, constatamos e/ou reconhecemos as inúmeras possibilidades de democratização do acesso à informação com o uso da rede, as quais contribuem tanto para o desenvolvimento da leitura, escrita quanto para o desenvolvimento da autonomia.
E partindo deste pressuposto percebe-se que a partir da inclusão destas TDCI´s (Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação) a escola poderá cumprir seu principal papel, que é ensinar a pensar, no entanto, nos educadores necessitamos aprender a desenvolvermos nossas práticas pedagógicas com tais ferramentas.
Por isso, convidamos você para participar deste blog contribuindo com nossas discussões, pesquisas e possibilitando assim um trabalho em parceira com trocas de experiências e sugestões de trabalhos pedagógicos.
Saiba mais...
“A ação de formação continuada "Melhor Gestão, Melhor Ensino" é parte integrante do Programa “Educação – Compromisso de São Paulo” e dá continuidade às atividades de formação desenvolvidas pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, com a finalidade de aperfeiçoar a prática dos gestores e dos professores do Ensino Fundamental Anos Finais das unidades escolares, como mais uma das vertentes voltadas à melhoria da educação do Estado de São Paulo”.
“Esta ação é composta por cursos voltados à: formação dos formadores; formação dos gestores escolares responsáveis pelo Ensino Fundamental Anos Finais; e à formação dos professores em classes de Língua Portuguesa e de Matemática do Ensino Fundamental Anos Finais.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário