Pense nisso...

“Ensinar é dar condições ao aluno para que ele se aproprie do conhecimento historicamente construído e se insira nessa construção como produtor de conhecimento. Ensinar é ensinar a ler para que o aluno se torne capaz dessa apropriação, pois o conhecimento acumulado está escrito em livros, revistas, jornais, relatórios, arquivos. Ensinar é ensinar a escrever porque a reflexão sobre a produção de conhecimento se expressa por escrito.”

GUEDES, PAULO COIMBRA,; SOUZA, JANE MARI de. Leitura e escrita são tarefas da escola e não só do professor de português. In: Ler e escrever: compromisso de todas as áreas. 9 ed. Porto Alegre, RS: Editora da UFRGS, 2011.

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Histórias de leitura

Minhas histórias
Sou filha única, e por isso passei toda infância com três primas, filhas do irmão de minha mãe, por eu ser a caçula, minha prima mais velha costumava deitar-me ao seu lado todas as noites antes de dormirmos, e lia pequemos livrinhos de princesas, duendes... Eram histórias fantásticas, era um ato tão terno, que foi o maior carinho que já recebi. Quando aprendi a ler costumava fazer o mesmo tipo de leitura para crianças da minha rua que ainda não sabiam ler, não sei se elas sentiam o mesmo carinho que eu sentia quando ouvia bem quietinha a leitura que minha prima fazia para mim, pelo menos era o mesmo carinho que eu gostaria de ter passado.. Posteriormente, já adulta e mãe passei a fazer o mesmo para meu filho.
Hoje, aos 52 anos, uma boa leitura é para mim um calmante, fuga de todos os meus problemas amenizando todos os momentos de dificuldades, pois os livros são meus companheiros que me fazem rir, chorar, aliviando assim minha alma.
Sempre dou esta receita para meus alunos, quando tiverem pensamentos ruins, ou estiverem tristes por algum motivo, e motivos eles tem de sobra por serem pessoas muito carentes financeiramente e alguns até de afeto, que visitem a sala de leitura e escolham um amigo. Alguns já aderiram esta prática, e já ouvi alguns relatos, que posteriormente poderei contar.
Professora Susemeri

Nenhum comentário:

Postar um comentário