SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM
Texto
“Pausa”
Tempo previsto: 10 aulas Público-alvo: 9º ano
Conteúdo temático
- Definição e características do gênero conto;
- Discurso direto e indireto;
- Pontuação, ortografia e acentuação;
- Foco narrativo e vocabulário;
- Dados do autor;
- Estudo do tema ( O porquê do título do texto)
Competências e Habilidades
- Identificar o estudo do sentido produzido em um texto literário pela exploração de recursos ortográficos ou morfossintáticos;
- Inferir o efeito de humor produzido em um texto pelo uso intencional de palavras, expressões ou imagens ambíguas.
Estratégias
- Leitura silenciosa e oral;
- Levantamento do conhecimento prévio do aluno com roteiro de questões;
- Utilização de figuras para leitura de imagens: cansaço, nervoso, repouso, trabalho etc.
- Dramatização;
- Músicas: “Vamos fugir” de Gilberto Gil, ou “Sossego” de Tim Maia;
- Pesquisa: Quais os tipos de problemas que nos levam à fuga da realidade;
- Uso de dicionários para o enriquecimento do vocabulário;
- Discussão em grupo sobre os problemas vivenciados em família e possíveis soluções.
Recursos
- Cds
- Imagens
- Livro didático
- Sala de leitura
- Internet
- Vídeos
Avaliação
- Participação nas atividades individuais e em grupo;
- Observação da entonação da leitura oral do aluno;
- Pontualidade na entrega dos trabalhos;
- Avaliação do questionário oral (roda de debate).
Preparado por: Susemeri Suma
Nenhum comentário:
Postar um comentário